Ao longo dos anos os ambientes de TI cresceram conforme as necessidades, muitas vezes de forma desordenada. Assim este processo acabou gerando ambientes extremamente complexos, robustos e por vezes, ineficientes. Pois para cada nova demanda do negócio a solução era adquirir e implantar novos servidores. Conforme este formato de entrega de serviços provocou uma grande proliferação de servidores nas organizações. Em paralelo, toda a infraestrutura necessária também cresceu. Assim os custos indiretos que, muitas vezes, não são considerados ou passam despercebidos, aumentaram significativamente. Entre eles, o destaque é para o aumento do consumo de energia elétrica, necessário para energizar a infraestrutura e, também, para refrigerá-la.
Um dos agravantes, mas que evidencia a ineficiência do antigo formato. E assim o baixo nível de utilização dos servidores, que gira em torno dos 15%.
A Svitrini indica a virtualização de servidores como uma solução para solucionar estes problemas e, também. Então para oferecer uma série de benefícios agregados, que visam auxiliar no processo de simplificação da infraestrutura. Tornando-a inclusive, menos nociva para o meio ambiente.
Através da virtualização é possível conseguir taxas de consolidação de 10:1 ou mais, pois dependendo do ambiente e dos equipamentos utilizados. Assim com a redução do número de servidores, ocorre também a redução da complexidade e do gerenciamento deste, evidenciando desta forma, a redução dos custos indiretos e do TCO.
Entre os principais benefícios alcançados com a consolidação de servidores, nós destacamos os seguintes:
Para obter mais informações sobre a plataforma VMware vSphere, responsável direta pela consolidação, entre em contato conosco ou visite a nossa área de produtos.