A pressão por redução de custo,pois as taxas de utilização de servidores muito baixa. (geralmente abaixo de 5%) embora a necessidade de melhoria no gerenciamento têm sido os principais direcionadores da virtualização.
A redução no número de servidores conforme promovida pela virtualização. Entretanto gera uma economia direta de hardware, energia, refrigeração e espaço, reduzindo as despesas com investimento e custeio. Adicionalmente,pois a facilidade de implementação de máquinas virtuais e as capacidades. Avançadas de gerenciamento têm contribuído para a redução das despesas.
Virtualização de servidores: Proporciona a maximização do uso dos recursos dos servidores, redução do seu número. Provisionamento adequado dos recursos de acordo com a demanda, aumento da capacidade de gerência. Consequentemente, a redução do custo final.
Virtualização de desktop: Permite que um usuário em um computador ou “thin client” acesse um serviço ou uma máquina virtual hospedada. Em um ambiente centralizado, sem a necessidade de que esse serviço ou aplicação seja instalado na sua estação.
Esse serviço consolida instâncias de sistemas operacionais de estações desktop no Data Center e apresenta o display de tela ao usuário final por meio de protocolos específicos. Em uma enorme gama de dispositivos onde quer que tenha acesso à rede.
Virtualização de storages: Similar a virtualização do servidor, a do storage cria uma meta camada abstraída que mascara a complexidade da arquitetura do backend. A virtualização do storage proporciona diversos benefícios para a TI e os negócios.
Ela ajuda a tornar o ambiente de armazenamento menos complexo, oferecendo gerenciamento centralizado. Ressalta o valor dos investimentos em storage ao promover a consolidação e o aumento dos índices de utilização, pois o armazenamento subjacente é compartilhado de forma mais eficaz entre os aplicativos. Oferece melhor proteção para os dados.